segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

CIENFUEGOS-CUBA - DEZEMBRO.2012


Cienfuegos
Táxi da casa da Fefita até o terminal de ônibus Via Azul – 10 CUC. A Caty (dona da casa) marca com o taxista no dia anterior.
O ônibus para Cienfuegos é às 8h. Mas a passagem não é vendida com antecedência. Só depois que o ônibus chega no terminal que se checa se há lugares vazios para vender as passagens. Sempre há. Fique por perto da moça que vende a passagem e já avise que vai pra Cienfuegos. A gente compra  a passagem e já vai embarcar.
Preço da passagem de Havana para Cienfuegos: 20 CUC.
O ônibus sai pouco depois das 8h e chega em Cienfuegos às 13h.
São só 256 km mas demora-se muuito. No caminho tem uma parada pra lanche. As estradas não são muito boas, sem acostamento e o ônibus está sempre ultrapassando carroças e carros velhos (demorado).

HOSPEDAGEM 
Casa da Mirian e Gladys - 043 55 53 97.  
Av. 54, n.4.919, entre 49 e 51 – Cienfuegos - Cuba
A 2 quadras do terminal de ônibus da Via Azul. A 6 quadras do Paseo del Prado. 
25 CUC por dia, quarto para 2 pessoas.
Café da manha - 5 CUC por pessoa (com presunto). Bom.
Um senhorzinho espera a gente no terminal com um papel com o nome da gente. Nos leva até a casa das senhorinhas, que é bem perto.
Casa antiga, muito legal, bem conservada, recuperada. Salas amplas, jardim no meio, onde tem mesa para refeições. O quarto é enorme com frigobar (cheio), ventilador , ar condicionado e banheiro privado enorrme . Bacana. Recomendo muito. Elas sempre oferecem o jantar a 10 CUC. Se quiser, aceite, é bom.
A Gladys te chama à mesa e mostra o mapa da cidade e te explica tudo.
Não nos dão chaves.

BICI-TÁXI EM CIENFUEGOS
Nosso amigo bici-táxi é o Lázaro. Se quiser peça pra Mirian (ou Gladys) chamá-lo. (58 11 13 83). É um sujeito simples, bacana, esforçado, que adora os brasileiros (fala muito de futebol). 
Ele pode buscar vocês em casa e levar para Punta Gorda e no cemitério (que são os pontos mais distantes). Deixar vocês na praça pra andarem a pé. Subir o Paseo Del Prado e ver o por do sol no Malecon.
2 DIAS SÃO SUFICIENTES.            

PONTOS TURÍSTICOS:     

Parque Martí (que é a praça principal) com seus prédios e monumentos. Marco zero (a pé)

Teatro Tomas Terry - veja se terá alguma apresentação no teatro à noite. O teatro é lindo.  Se não tiver, faça a visita de dia.

Malecon – dá pra ir caminhando, é a continuação do Paseo del Prado, para ver o por-do-sol.


Punta Gorda - é o final da rua, continuação do Paseo del Prado. Meio longe, melhor ir de bici-taxi.


Palácio de Valle (Punta Gorda) – é meio longe, portanto é melhor ir de bici-taxi. O rapaz do bici-táxi pode ficar esperando enquanto a gente faz a visita. Hoje funciona um restaurante. A visita custa 1 CUC com direito a um copo de refrigerante lá em cima. 
O Palácio tem 3 torres (diferente uma da outra) que simbolizam: o amor, a religião e o poder. 



Paseo del Prado - é a principal avenida da cidade, ideal pra se caminhar e cortar a cidade.

Andar pelo Boulevard, entre o Paseo e a Praça. Sentar nos bancos tomando uma cerveja Cristal (às vezes rola música ao vivo por ali na rua)

O Lázaro (bici-táxi) vai te falar pra ir no Cemitério. Tem a estátua da Bela Doriente, que foi trazida da Europa. Este cemitério era para os nobres da época. Visitamos demos 1 CUC pra senhorinha. 

Passeios mais distantes
- El Nicho – não fomos (não nos interessou pois estamos acostumados com la naturaleza y las cataratas.... Se quiserem ir, acrescentem 1 dia na estadia.
- Playa Rancho Luna – hotel e praia. Não fomos.
- Jardim Botânico – não fomos
- Existe um castelo também do outro lado, longe. Pequeno. Sem grandes interesses (pra mim, nem precisava ter ido). Se quiser ir, faça como os cubanos (nós fizemos assim), pegue um barco que sai as 13 horas e volta as 15 horas – 1 CUC por pessoa. Prepare-se; o barco vai lotado de cubanos de todo jeito. São 45min de viagem de barco. Desembarcando, a única coisa que tem pra ver é o tal Castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário