terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TRINIDAD-CUBA - DEZEMBRO.2012

Saímos de Cienfuegos no ônibus de 12:45h. Chegamos em Trinidad por voltas de 14h.
Preço da passagem de Cienfuegos para Trinidad : 6 CUC.
São 76km de distancia, percorridos pelo ônibus da Via Azul sem muita pressa, com pouco movimento; ora ultrapassando carros antigos, ora carroças. Muitas plantações de banana e coqueiros.

Ficamos na casa de Mercedes Pachon Jimenes - 041  99 30 68
Rua Manoel Zolano, n.7, entre Rua Patrício Lumun e Francisco J. Cerquera – Centro – Trinidad.
25 CUC o quarto para  2 pessoas. Café da manha - 4 CUC por pessoa - bom.
O marido de Mercedes, espera a gente no terminal de ônibus com  um papel com o nome da gente.
A casa fica a umas 3 quadras do terminal de ônibus. Dá pra ir de pé de boa, só que as ruas são de pedras irregulares. Fica a 3 quadras da praça principal e dos bons botecos da noite.
A casa é simples mas legalzinha . Nosso quarto era nos fundos, com uma cama de casal ou ela separa e faz 2 de solteiro. O quarto é pequeno, com frigobar (cheio), ventilador, ar condicionado, banheiro privado (pequeno) mas a parte ruim é que a porta do banheiro não é inteira e a gente não tem privacidade. O café da manhã e bem legal e servido num espaço a céu aberto, entre a casa e o quarto, cheio de plantas e bem bonitinho. Bacana.
Dão as chaves da casa pra gente.
2 OU 3 DIAS SÃO SUFICIENTES EM TRINIDAD.

TRINIDAD é tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidad

É uma cidade com 50 mil habitantes.
Num primeiro momento pensamos ser muito pequena e feia mas depois de deixar as malas no nosso novo quarto, descobrimos ruas que nos levavam ao Centro Histórico, com calçamento de pedras irregulares,  que é lindíssimo e rico.
A Plaza Maior é linda, com as primeiras construções da cidade. Almoçamos num restaurante/museu, que está muito bem recuperado, que é a terceira casa construída na cidade. A mesa que escolhemos era ao lado da janela e não estava colocada, mas logo trataram de fazê-la com a melhor apresentação, com taças de cristal e talheres antigos. A comida que pedimos estava uma delícia com pratos bem apresentados, bem servido e muitíssimo gostosa. Foi a segunda comida mais gotosa. A campeã continua sendo a comida do Los Nardos em Havana.

Andamos a pé por toda a cidade. É tudo perto. É possível caminhar por todo canto.

Restaurantes:

Restaurante SOL ANANDA. Ótimo e lindo. Fica na Plaza Mayor, numa esquina, do lado de baixo da igreja.
Muito legal, tipo museu. A comida não é muito barata, mas é boa, bem servida, vale a pena.

- Também almoçamos no restaurante El Jigue. Legal também. Comida boa e mais barata.

Noite:
- Casa de La Trova – música ao vivo, muito boa.
- Casa de La Música – escadaria ao lado da Igreja. Ambiente mais ou menos.
- Cueva – não fomos – dizem que é legal.
Andando por ali pelo centro histórico, você achará um monte de butecos e restaurantes com música em vivo.

Visitas:
Igreja da Santíssima Trinidad (Plaza Mayor)

Museu de Arqueologia (Plaza Mayor) – 1 CUC

Museu de Arquitectura Colonial (Plaza Mayor) – não lembro se 1 ou 2 CUC

Museo Palácio Cantero (Histórico Municipal) (segundo quarteirão abaixo da praça) – 2 CUC. Tem uma torre pra subir e se tem uma vista geral da cidade.

- Palácio Brunet (Plaza Mayor)

Praia Ancon – mar do Caribe. Linda. Vale a pena. Pegue o ônibus às 9 horas, em frente à Cubatur, no centro. O próximo ônibus só as 11 horas. O ônibus custa 2 CUC para ir e voltar à tarde – às 15:30h. Se vc perder o ônibus de ida, pegue um taxi por 8 CUC e pague o ônibus de volta.
Chegando à praia, passe pelo pátio do Hotel e fique na frente do hotel, as cadeiras e sombreiro de praia custam 2 CUC cada.

Tem passeios aos Cayos. Pergunte na Cubatur, que faz esses passeios.
Cascatas de Topes de Collantes – Não fomos. Dizem que é bem legal.